Como a Arquitetura e o Design de Interiores podem prejudicar a sua Saúde

Updated: Jul 17, 2019


Médico e Arquiteto trabalham juntos para sua Saúde.

Passamos 87% de nosso tempo em ambientes fechados, é insensato pensar que estes não tem um impacto sobre nosso corpo e bem-estar. Aliás, a questão é ainda mais problemática: quando um espaço não é projetado com esse cuidado, ele pode nos prejudicar, e muito.


A Importância da Luz no seu Interior

Ambientes impactam mente e corpo: desde a qualidade do nosso sono, a influência sobre nossos maus costumes, a valorização de bons hábitos, além de favorecer/ou desfavorecer a concentração, a sensação de estar lá, conectado com o presente: o “Mindfullness”; o ambiente pode ser benéfico ou prejudicial à sua saúde e bem-estar. Entre os aspectos mais importantes para a qualidade do seu ambiente está a iluminação. A luz no ambiente é o pilar que explicaremos nesse post.


Nossos interiores recebem certa quantidade e certa qualidade da luz. Seja ela natural ou artificial, a luz tem um impacto sobre nossa biologia. Todos temos a sensação de ficar energizados ao redescobrir a luz do sol depois de um tempo passado em um ambiente fechado.


Esse fenômeno tem uma explicação científica: a luz impulsiona o ritmo circadiano do corpo, que aciona os hormônios necessários em determinados momentos do dia, como Cortisol durante as manhãs, ou a Melatonina, à noite, para indução do Sono. Assim nosso corpo reage naturalmente à evolução da luz natural.



Cansado durante o dia? Seu ambiente pode estar prejudicando o seu desempenho.

Estudos comprovam que qualidade da luz e ótimas condições térmicas podem melhorar o resultado do sono em 25% (1). Isso é essencial para todos: quanto melhor for o sono, melhor seremos.


O que é o Ritmo Circadiano? Como ele Influencia Meu Sono? E Minha Saúde ?


Para explicar melhor, podemos compará-lo a um relógio interno que nos prepara para as atividades, ou, ao contrário, para dormir - algo que você não quer perturbar. É cientificamente comprovado que a ruptura do ritmo circadiano tem sido associada à problemas de saúde, como obesidade, diabetes, depressão e distúrbios metabólicos.

Precisamos receber a luz certa, na quantidade, temperatura e cor certa no momento certo. As nossos luminárias precisam indicar quando é necessário ser ativo, e quando é hora de se preparar para dormir, usando a temperatura e intensidade adequada ao momento e ao ambiente considerado.



Como Saber se a Casa Prejudica a sua Saúde ?


Saber se o seu Interior, casa ou escritório está prejudicando a sua saude é algo complicado a perceber por si só. A humanidade tem capacidade de se acostumar à situação. Como descreve o filósofo Alain de Botton: "somos levados a fechar nossos olhos para quase tudo que nos cerca, pois nunca estamos longe de cidades despedaçadas e estaleiros enferrujados." - ( cit. Happyness Architecture - A Arquitetura da Felicidade). Todos somos sensíveis à beleza e teríamos interesse a se beneficiar, mas frente às tarefas mais difíceis e aparentemente complicadas - como a arquitetura pode parecer de primeiro momento - somos levados a fechar os nossos olhos.



Como saber se você deve Reformar?


Responder corretamente a essa questão envolve conhecer todo o contexto: o valor imobiliário, o grau de complexidade das patologias presentes na construção, qual o uso e destinação do local, atendimentos as normas técnicas e de prefeitura, orçamento e tempo disponível(...). Muitos parâmetros que não podem ser resumidos e necessitam de uma avaliação de um expert.

Você não perguntaria a um cabeleireiro sobre cirurgia cardíaca? Então, quando se trata de renovar, que envolve muito dinheiro, assim como implica diretamente a sua saúde e da sua família, você certamente deve perguntar a um Arquiteto de confiança.

Porém, se você está lendo este artigo, é provavel que você queira saber mais antes de contratar um profissional para sua Casa. Com esse fim, preparamos um diagnóstico para vocês saberem se do ponto de vista do bem-estar e do conforto, a sua casa deve ser reformada ou não.


Você pode achar o link do teste aqui. Ele é capaz de prognosticar a qualidade do ambiente e o estado de saúde da sua casa.


Gostou do que leu? Acha que o artigo lhe foi útil? Clique no “Like” se gostou e deixe seus comentários abaixo.




Sources: (1): Hazard assessment of chemical air contaminants measured in residences - 10 March 2011 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0668.2010.00683.x

(2): Articles Volume 5, Issue 6 , p 507-514, "Association of disrupted circadian rhythmicity with mood disorders, subjective wellbeing, and cognitive function: a cross-sectional study of 91 105 participants from the UK Biobank " - Published:May 15, 2018DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(18)30139-1



#ambienterelaxante #wellarquitetura #arquitetura #designdeinteriores


link para artigo de: cozinha e bons habitos: https://www.atelierbam.com/post/a-sua-cozinha-sabota-a-sua-dieta-e-a-sua-sa%C3%BAde


71 views

1 Minuto para ter + Wellness em Casa

©2019 by Atelier BAM. Proudly created with Wix.com

rua Espartaco 333, Vila Romana São Paulo 05045-000 CNPJ: 04.782.175/0001-59