top of page

Cooktop Indução X Cooktop à Gás


Como escolher entre cooktop de indução e cooktop à gás, como saber qual é a melhor opção para você? Quais são os Prós & Contras do cooktop de indução e do cooktop à gás? Essa questão é o tipo de debate que persiste desde alguns anos na internet, tomando páginas da web de prós e contras falsos e propagandas disfarçadas.


O que usam os chefes? Quais são os prós e contras da indução sobre o gás? Nós somos fãs de cozinha, e queríamos ter uma resposta clara para dar a vocês. Por isso, selecionamos todas as fontes da web de valor, reunimos às opiniões de usuários, e, mais importante, testamos na pratica as duas opções. Conheça o resumo da pesquisa abaixo.  


 

Diferenças entre Cooktop a Indução e Cooktop a Gás, Prós & Contras:


  1. Mais rápidos: os cooktop de indução são 2x mais rápidos para esquentar água.

  2. Mais fácil de usar: novamente, os cooktop de indução superam o de gás, já que eles conseguem manter uma temperatura tão baixa que fica complicado queimar um molho na panela ou o chocolate.

  3. Os cooktop de indução também são mais seguros, pois não tem flama e possuem pouco calor residual depois serem desligados (porém, não coloque seu anel em contato com a placa, você pode se queimar).

  4. Menos calor na sala: cooktops de indução emanam menos calor,

  5. Mais eficiente: 90-95% da energia usada no cookp de indução serve para a combustão, enquanto o cooktop a gás vai perder 60% de sua energia para esquentar a sua sala.


 

Com todas essas vantagens, a indução deveria estar mais presente em nossas casas. Mas a dificuldade vem no entendimento de qual tipo de panela funciona com indução. O mal entendimento é tão grande que nos faz recuar na hora da compra.

Na realidade, segundo a revista Wirecutter(1), a maioria de suas panelas funcionam com ela. As panelas de cerâmica, cobre, alumínio e barro não vão funcionar. Para as outras, as panelas comuns, vai funcionar.


TIPS & TRICKS: Ainda na dúvida? Coloque um imã sob a panela. Se fica, quer dizer que ela tem os metais magnéticos necessários para poder funcionar no cooktop indução. 

Se você quer tirar o melhor da potência de sua placa: - use panela com fundo plano, pois evita um cozimento irregular (2).

- use panela cujo diâmetro é similar ao da placa (2).





(1): Wirecutter é um site de revisão de produtos de propriedade da The New York Times Company. https://thewirecutter.com/blog/why-dont-people-use-induction-cooktops/

197 views1 comment

Recent Posts

See All
bottom of page