top of page

Ideias & Dicas para criar a Cozinha dos sonhos em poucos m²

Updated: May 2, 2020

Resumo: Os Arquitetos/Cozinheiros do Atelier nos trazem os Ingredientes & Segredos para dar um Upgrade à sua pequena cozinha e ter o resultado dos seus sonhos. Aqui algumas das ferramentas que eles usam nesses casos – e que fazem toda a diferença



 

Ideias e Conselhos de Design para Cozinha Pequena:


  1. Luz natural + luz natural + luz natural...

  2. Organização deve refletir seu dia à dia

  3. Armários Abertos Sim! Mas com cuidado

  4. Paleta de Cores claras

  5. Luz, luz e mais luz

  6. Utilize padrão estampado em um lugar inesperado

  7. Adote a Solução arquitetônica original

  8. Maximize o uso do espaço disponível

  9. Faça uso de uma Paleta de materiais limitada

 





Luz natural + luz natural + luz natural...


A luz natural em abundância e materiais refletivos fazem sua cozinha parecer maior do que é. Nada deve bloquear a chegada da luz do dia, paredes e móveis escuros devem ser reduzidos a fim de fazer desaparecer os limites do seu espaço.

A análise da interpretação do espaço revela que a imagem do espaço é principalmente dominada pelos planos verticais(1).

Para acentuar o efeito da luz natural, use materiais refletivos, com brilho, que reflitam o máximo possível de luz natural. Esses podem ser instalados no lugar do backsplash (parede acima da bancada). Em função do seu estilo, você pode usar aço inox, azulejo .brilhante, branco, espelhos amplos ou emoldurados,






Organização deve refletir seu dia à dia


Faça um planejamento adaptado a você, ao seu modo de cozinhar, ou do jeito que você sonho fazer no seu dia à dia, deixe a cozinha mais funcional, os itens do dia à dia ficam a distância da palma da mão, a limpeza deve ser facilitada.






Armários Abertos Sim! Mas com cuidado


O impacto de armários altos é algo que pode ser sentido fortemente no espaço. Abrir os armários altos promove um espaço mais claro e arejado. Tirar as portas, e deixar só as estantes pode ajudar bastante. Porém cuidado para não exagerar, eles devem ser fáceis de arrumar, e não sobrecarregados. Um espaço limpo e organizado parece sempre maior.

Retirar os armários dos ângulos do espaço é definitivamente um efeito que gostamos e deixa o espaço mais amplo. A posição na cozinha dos armários é chave, podendo ampliar (ou retrair) o espaço, facilitar o acesso aos itens essenciais, limitar desencontros nos espaços reduzidos.





Paleta de Cores claras


Utilizar cores claras ajudam a aumentar a sensação de espaço, guardando especialmente essas cores para os gabinetes, bancada, backsplash e parede vão ajudar a produzir uma sensação de abertura do espaço. Quando tem uma janela, nos podemos também usar bancadas claras para rebater a luz natural, contribuindo a produzir uma percepção de volumes leves no espaço.



Luz, luz e mais luz

Não economizam na luz artificial, sempre precisamos de mais. O que Gostamos é de colocar pendentes decorativos acima da ilha, downlight pertos dos armários ou fita led embutidas nas prateleiras, trabalhando com o tipo certo de lampada.

Qual tipo de downlight, led, temperatura? Lâmpada? Um Professional com noção de Light-design vai ajudar ló com precisão na sua cozinha.


Utilize padrão estampado em um lugar inesperado

Dê sua personalidade à cozinha com elementos gráficos fortes em lugares inesperados. Uma combinação interessante seria colocar um revestimento forte no chão, contrastando com os tons leves e neutros dos móveis e paredes.


Adote a Solução arquitetônica original

Quando o espaço é escasso, gostamos de integrá-lo com os espaços adjacentes. Por meio da continuidade do piso, até armários; é um efeito garantido para ampliar sua cozinha. Outra possibilidade, bem interessante quando queremos nos livrar da disciplina de arrumar a cozinha, é escondê-la totalmente em um móvel; através de portas que você abre na hora de usar a cozinha.


Maximize o uso do espaço disponível

Utilize os espaço verticais, paredes e portas para suspender panelas, utensílios organizados e temperos. Use recipientes transparentes para os alimentos, organize, isso vai liberar uma quantidade incrível de espaço no seus armários.


Faça uso de uma Paleta de materiais limitada

Aqui mais que em outro lugar, se limitar em dois tipos de materiais, cores e texturas ajuda a criar presença para um espaço limitado pelo tamanho; a criar ordem num espaço facilmente bagunçado.




 




Somos Arquitetos Especialistas na Cozinha


Precisa ser Cozinheiro para entender a real importância da disposição dos elementos na cozinha. Somos um casal franco-brasileiro com pé na cozinha, entre uma boa ratatouille e a tradicional moqueca.

Apaixonados pela cozinha, gostamos de encontrar com facilidade os temperos, de ter um espaço ao nosso lado para a tábua de corte e os inúmeros legumes que estamos limpando na pia.

Luz intensa e próxima para preparar com cuidado, luz que destaca a comida preparada posta na mesa, que cria serenidade e acolhimento no momento da refeição.

Como designer makers e usuários assíduos de cozinha pequena, estamos sempre aprimorando o espaço central tão querido do nosso lar. Qualquer que seja o seu tamanho, a cozinha é para ser sempre vista como um lugar de agregação das pessoas do lar, com forte potencial para criar experiências e histórias coletivas, pedindo toda a atenção que nossos próximos merecem.



87 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page