Ideias & Dicas para criar a Cozinha dos sonhos em poucos m²

Updated: May 2, 2020

Resumo: Os Arquitetos/Cozinheiros do Atelier nos trazem os Ingredientes & Segredos para dar um Upgrade à sua pequena cozinha e ter o resultado dos seus sonhos. Aqui algumas das ferramentas que eles usam nesses casos – e que fazem toda a diferença



 

Ideias e Conselhos de Design para Cozinha Pequena:


  1. Luz natural + luz natural + luz natural...

  2. Organização deve refletir seu dia à dia

  3. Armários Abertos Sim! Mas com cuidado

  4. Paleta de Cores claras

  5. Luz, luz e mais luz

  6. Utilize padrão estampado em um lugar inesperado

  7. Adote a Solução arquitetônica original

  8. Maximize o uso do espaço disponível

  9. Faça uso de uma Paleta de materiais limitada

 





Luz natural + luz natural + luz natural...


A luz natural em abundância e materiais refletivos fazem sua cozinha parecer maior do que é. Nada deve bloquear a chegada da luz do dia, paredes e móveis escuros devem ser reduzidos a fim de fazer desaparecer os limites do seu espaço.

A análise da interpretação do espaço revela que a imagem do espaço é principalmente dominada pelos planos verticais(1).

Para acentuar o efeito da luz natural, use materiais refletivos, com brilho, que reflitam o máximo possível de luz natural. Esses podem ser instalados no lugar do backsplash (parede acima da bancada). Em função do seu estilo, você pode usar aço inox, azulejo .brilhante, branco, espelhos amplos ou emoldurados,


(1): Velux licht und raum (trad. lib. Velux, a luz e o espaço) https://velcdn.azureedge.net/~/media/marketing/ch/fachleute/architektur/dokumente/velux_licht_und_raum_fr.pdf?la=fr-ch





Organização deve refletir seu dia à dia


Faça um planejamento adaptado a você, ao seu modo de cozinhar, ou do jeito que você sonho fazer no seu dia à dia, deixe a cozinha mais funcional, os itens do dia à dia ficam a distância da palma da mão, a limpeza deve ser facilitada.






Armários Abertos Sim! Mas com cuidado


O impacto de armários altos é algo que pode ser sentido fortemente no espaço. Abrir os armários altos promove um espaço mais claro e arejado. Tirar as portas, e deixar só as estantes pode ajudar bastante. Porém cuidado para não exagerar, eles devem ser fáceis de arrumar, e não sobrecarregados. Um espaço limpo e organizado parece sempre maior.

Retirar os armários dos ângulos do espaço é definitivamente um efeito que gostamos e deixa o espaço mais amplo. A posição na cozinha dos armários é chave, podendo ampliar (ou retrair) o espaço, facilitar o acesso aos itens essenciais, limitar desencontros nos espaços reduzidos.





Paleta de Cores claras


Utilizar cores claras ajudam a aumentar a sensação de espaço, guardando especialmente essas cores para os gabinetes, bancada, backsplash e parede vão ajudar a produzir uma sensação de abertura do espaço. Quando tem uma janela, nos podemos também usar bancadas claras para rebater a luz natural, contribuindo a produzir uma percepção de volumes leves no espaço.



Luz, luz e mais luz

Não economizam na luz artificial, sempre precisamos de mais. O que Gostamos é de colocar pendentes decorativos acima da ilha, downlight pertos dos armários ou fita led embutidas nas prateleiras, trabalhando com o tipo certo de lampada.

Qual tipo de downl