Conheça 6 pontos para ter mais saúde e bem-estar na sua casa hoje

Updated: Sep 26, 2019

As soluções que definem o nosso bem-estar relevam muito do bom senso, porém são pouco aplicadas. A falta de planejamento adequado, a falta de sensibilização e da informação veiculada sobre o assunto faz com que nossas escolhas sejam inúmeras vezes erradas.

São princípios conhecidos, fáceis de serem colocados em prática, e trazem resultado no longo prazo. A novidade é que a ciência em conjunto com a tecnologia trouxeram relevância a esses princípios hoje em dia, e permitem testar nossas intuições, informando nossas decisões de Design & Arquitetura: hoje as nossas escolhas podem ser confirmadas a partir de dados científicos.

Inúmeras decisões permitem melhorar o seu bem-estar em nossos espaços atuais e futuros. Vamos tratar de 6 pontos, utilize-os na hora de procurar um novo apartamento, na mudança de escritório, ou numa reforma do seu espaço.




1. Natureza


A presença de natureza, a incorporação da natureza ao nosso quadro de vida diário é mais que benéfica para os seres humanos, é essencial. Os efeitos das natureza, e de sua ausência, foram amplamente verificados pela ciência (1).

Ao procurar uma nova casa ou apartamento, leve isso em consideração. O espaço tem vista sobre natureza, você tem acesso fácil, a pé ou de bicicleta até um parque ou um espaço verde?

Além de produzir efeitos visíveis sobre seu humor, bem-estar e conforto, a presença de árvores tende a valorizar as ruas, e participa da gestão do ciclo da água. Recorrer à natureza é um método barato e eficiente para limitar o risco de enchentes na cidade (2).


Parede vegetal. Foto credit: Dobbies.


2. O Som



O fator som: poluição sonora. Sabemos que cidades são barulhentas mas não percebemos o quanto isso afeta nossa saúde.

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (School of Public Health - University of Sao Paulo) - Departamento de Epidemiologia - link publicação “Noise&Health” International Journal:

“O problema do ruído urbano na cidade de São Paulo precisa ser enfrentado com urgência devido ao seu importante impacto na saúde pública” (trad. Lib.).

Ao analisar a qualidade de um apartamento na cidade, confira os seguintes pontos:

Como são distribuídos os espaços interiores em relação ao exterior? A construção comporta um dispositivo na fachada que protege contra o som? Existe uma massa vegetal suficientemente grande na rua para abafar o som da rua?

Para tratar o interior do seu apartamento, alguns pontos simples podem ajudá-lo:

Como é decorado o seu interior? Você possui tapete, ou tem cortinas pesadas? As janelas fecham bem? O piso é de cerâmica ou de madeira? Outros pontos mais técnicos devem ser observados: o piso é isolado ou não da laje? O forro recebeu tratamento acústico? As paredes também? A caixa de elevador e shaft foram bem isolados? etc... .



3. A Temperatura do seu quarto




A temperatura interior: cada atividade tem a sua temperatura adequada ideal, como para dormir por exemplo, a temperatura entre 16-21°c é a recomendada. Como são orientados os espaços da sua casa em relação ao sol? A temperatura interior se regula bem naturalmente, e sem custo? Ou existe a possibilidade de controlar a temperatura com sistema de ar condicionado bem implantado?



4. A Luz Natural



Caraterísticas da luz natural & artificial: é comprovado que a luz influencia nosso ritmo circadiano e nosso Bem-Estar psicológico. A luz regula o funcionamento do nosso organismo, operação essencial para a nossa saúde e qualidade de vida, como a manutenção do sono, além do nosso humor e nossas capacidades cognitivas. (3) Como é o seu escritório, você percebe a mudança de luz exterior durante o dia? Como são as cores e a intensidade das luzes? E na sua casa?




5. O Nudge


A arquitetura funciona bem como Nudge? O nudge, traduzido em português como um empurrãozinho ou incentivo. Em outros termos o ambiente como configurado incentiva o comportamento e a mudança que você deseja? Ela faz você tomar as boas atitudes, boas escolhas? Um bom arquiteto sabe que, por exemplo, uma caixa de escada aberta vai estimular um encontro social. Outro exemplo: a Cozinha Wellness oferece a possibilidade de ter uma cozinha saudável. Outro aspecto interessante no efeito Nudge é a liberdade de escolha que ele oferece: por exemplo, colocar a cestinha de frutas em frente na sua cozinha ou escritório vai incentivar a comer saudável mas não vai proibir a Junk food. Descubra mais lendo nosso artigo a sua cozinha, sua dieta e sua saúde.(4)





6. Orientação do Corpo no Espaço

A facilidade de orientação dentro de um imóvel. Você se perde facilmente dentro do aeroporto? Nunca sai pela saída desejada dentro do centro comercial? Isso é um problema de arquitetura: caracterizar e tornar identificável os espaços, a relação entre eles, a comunicação. A navegação dentro de uma construção, ou na cidade, é um pré-requisito para a maioria das atividades urbanas. Com o planejamento da construção, ou da cidade, o arquiteto urbanista consegue otimizar os fluxos, simplificar nossa rotina. (1): Implementing a!forest protection strategy in the water catchment area of New York City was estimated to be seven times cheaper than building and operating a water treatment UNEP & UNGHABITAT Ecosystems and Biodiversity The Role of Cities. 2 (Nairobi, 2005)




Para saber mais sobre saúde e bem-estar dentro da sua casa, cadastre-se na nossa newsletter!


(1): (https://www.cbd.int/authorities/doc/100FactsAboutUrbanNaturel.pdf).

(2): (https://www.uncclearn.org/sites/default/files/inventory/unhab40.pdf).

(3): (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4254760/)

(4): (https://www.atelierbam.com/post/a-sua-cozinha-sabota-a-sua-dieta-e-a-sua-sa%C3%BAde).




34 views

1 Minuto para ter + Wellness em Casa

©2019 by Atelier BAM. Proudly created with Wix.com

rua Espartaco 333, Vila Romana São Paulo 05045-000 CNPJ: 04.782.175/0001-59